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Gestão das Organizações Contabilidade e Finanças Logística
Gestão das Organizações
Contabilidade e Finanças
Contabilidade e Finanças (resultados definitivos)
Logística
Gestão das Organizações Contabilidade e Finanças
Contabilidade e Finanças Logística
A Associação dos Institutos Superiores Politécnicos da Região Norte (APNOR) foi constituída em 15 de Maio de 1999, muito embora só se fez pública com a publicação da sua escritura em Diário da República, em 19 de Abril do ano 2000 (DR n.º 93, III.ª Série). Tomou como sede os Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), e teve como primeiro Presidente da Direcção o Prof. Lima de Carvalho, Presidente desse mesmo Instituto. Os Professores Dionísio Gonçalves, Lopes Nunes, Luís Soares e Elda Guimarães, presidentes, respectivamente, dos Institutos Superiores Politécnicos de Bragança (IPB), Cávado e do Ave (IPCA), e do Porto (IPP) e a Professora Elda, Presidente do Conselho Directivo do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA) foram vogais de direcção.
A Assembleia Geral foi presidida pelo Professor Dionísio Gonçalves e teve como Vice-Presidente o Professor Lopes Nunes. Presidiu ao Conselho Fiscal o Professor António Rodrigues de Oliveira, Presidente do Conselho Directivo do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e como vogais a Professora Maria José da Silva Fernandes, do IPCA, e o Professor João Serrana da Naia Fortes, do ISCA.
A visionária ideia-força da fundação da APNOR traduz o sentimento dos fundadores de que no trabalho concertado destas quatro instituições encontrar-se-ia um maior volume de massa crítica e um maior e diverso leque de competências. Os quatro Institutos construíram, então, a oportunidade de beneficiarem da sua dimensão a quatro e da economia de escala que ela proporciona, e, sobretudo, construíram a oportunidade de se reverem num projecto integrador, geograficamente diverso e multidimensional, virado para a formação, para a produção e difusão de conhecimentos, para a prestação de serviços especializados, para a ciência e para a cultura, em nome de melhores condições de vida para as suas pessoas e de um dum melhor desenvolvimento da sua região e do país.
Actualmente a APNOR integra, da mesma forma, os quatro Institutos Superiores Politécnicos, agora dirigidos pelos Professores João Rocha, no Instituto Politécnico do Porto, Maria José Fernandes e Orlando Rodrigues, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e Instituto Politécnico de Bragança, respectivamente, e Professor Carlos Rodrigues, que preside ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
A APNOR, por vontade dos seus actuais dirigentes e prolongando o querer e os propósitos daqueles que a fundaram, vêm a assumir um papel de cada vez maior relevo na dinamização do subsistema de Ensino Superior Politécnico na região e no país, da qual a apresentação da presente oferta formativa conjunta é, apenas, uma das faces mais visíveis.
Assegurar a cooperação dos seus membros, com vista a responder às necessidades de desenvolvimento, nos aspectos cultural, de formação, científico e tecnológico da Região Norte;
Promover programas e/ou projectos de investigação entre os seus membros e/ou com parceria com entidades congéneres portuguesas, estrangeiras ou internacionais, de modo a aproveitar a sinergia de meios e recursos, bem como realizar economias de escala de modo a melhor poder responder às prioridades do desenvolvimento regional e do país;
Prestar serviços especializados à comunidade, produzindo e difundindo conhecimento, desenvolvendo competências nos alunos e em todos os interventores fundamentais ao desenvolvimento da região e do país;
Assegurar a formação avançada e contínua dos seus professores, investigadores e técnicos, com vista ao mais eficiente aproveitamento das potencialidades do factor humano que interage nesta Associação e dos recursos que dispõe;
Promover a convergência e a articulação dos projectos e do trabalho dos Politécnicos integrados na Associação, de modo a que se tornem uma referência de qualidade, de utilidade social, e por fim, ao serviço da melhoria da condição humana e de realização pessoal e social das pessoas da região e do país;
Promover a realização de acções culturais, de formação, científicas e tecnológicas através de actividades e programas conjuntos entre si e em associação ou parceria com outras entidades nacionais, estrangeiras ou internacionais.
IPCA: Avaliação
de Desempenho Docente
Toda a informação, incluindo o regulamento, sobre a avaliação de desempenho do pessoal
docente
IPB
IPP (em desenvolvimento)
IPVC: Avaliação de Desempenho
Toda a informação, incluindo o regulamento, sobre a avaliação de desempenho do pessoal
docente
Associação de Politécnicos do Norte (APNOR)
Instituto Politécnico de Bragança
Campus de Santa Apolónia
5300-253 Bragança
Telef. 273 303 200
Fax: 273 325 405
Sítio:
www.apnor.pt
E-mails:
presidente@apnor.pt
mestrados@apnor.pt
geral@apnor.pt
Enquadrado na filosofia de ensino superior preconizada pela Declaração de Bolonha, e legislada pelo Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de Março, pretende-se propor um Mestrado em Gestão das Organizações surgindo como a vocação natural de instituições que ministram formação inicial profissionalizante neste domínio científico e que aposta na flexibilidade e na optimização dos recursos dos quatro Institutos Politécnicos da Região Norte1, membros da Associação dos Politécnicos do Norte de Portugal (APNOR), como forma de potenciar a eficiência e a racionalidade dos seus serviços, ultrapassando os limites de actuação tradicionais de cada Instituto.
É uma proposta inovadora, conjunta e singular, a um nível nacional, que assenta no facto de oito das Escolas Superiores de quatro Institutos Politécnicos2 assumirem um compromisso de colaborarem na formação de mestres em Gestão das Organizações, aprofundando colaborações já existentes nesta área, mas agora consubstanciadas pela APNOR, e valorizando os recursos científicos e pedagógicos em favor da qualidade de ensino.
1Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e Instituto Politécnico do Porto (IPP). 2Escola Superior de Tecnologia e de Gestão, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Mirandela e Escola Superior de Saúde, do IPB; Escola Superior de Gestão, do IPCA; Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Escola Superior de Enfermagem, ambas do IPVC; Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, ambas do IPP.
Pretende-se que o ciclo de estudos permita a aquisição de um conhecimento tanto teórico como prático de matérias vastas e complexas necessárias ao desempenho cabal, dinâmico e altamente eficiente dos profissionais da gestão, em qualquer ramo de actividade e área do conhecimento.
O Mestrado em Gestão das Organizações destina-se a participantes que pretendam aprofundar a sua formação de base ou adquirir competências em gestão, dotando-os de conhecimentos técnica e cientificamente avançados em domínios da gestão, bem como em áreas de especialização, através de uma oferta qualificada que habilite os graduados a desempenhos profissionais de maior exigência, em diferentes empresas e instituições (públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos).
Para além de uma formação de base em Gestão, perspectiva-se oferecer especializações de natureza profissional, indo de encontro ao preconizado para este tipo de formação no ensino politécnico, de acordo com o perfil e necessidades (pessoais e/ou profissionais) dos potenciais alunos, em três ramos distintos:
A formação conferida visa assegurar aos futuros graduados uma formação sólida na área da gestão, bem como garantir-lhes a aquisição de competências numa determinada especialidade, no sentido de os preparar para o exercício de uma actividade profissional em contextos organizacionais, em empresas e/ou em instituições (públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos), e ambientes diversos.
Algumas informações sobre o funcionamento dos Mestrados da APNOR
Três Semestres
Área científica | Sigla | Créditos | |
Obrigatórios | Optativos | ||
GESTÃO | GES | 73 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS E DO COMPORTAMENTO | CSC | 12 | |
MATEMÁTICA | MAT | 6 | |
ECONOMIA | ECO | 3 | |
GESTÃO | GES | 6 | |
GESTÃO/CIÊNCIAS SOCIAIS | GES/CS | ||
CONTABILIDADE | CON | ||
MATEMÁTICA | MAT | ||
DIREITO | DIR | ||
Total | 94 | 6 |
Lista de Unidades Curriculares Optativas.
Unidades curriculares | Área científica | Créditos |
Aplicações Sectoriais de Contabilidade Pública | Contabilidade | 6 |
Auditoria Financeira | Contabilidade | 6 |
Complementos de Contabilidade de Gestão | Contabilidade | 6 |
Complementos de Investigação Operacional | Matemática | 6 |
Direito da Saúde e do Trabalho | Direito | 6 |
Evidência e Decisão em Saúde | Matemática | 6 |
Finanças Internacionais | Gestão | 6 |
Gestão de Negócios Internacionais | Gestão | 6 |
Gestão de Políticas Públicas na União Europeia | Gestão | 6 |
Gestão de Risco | Gestão | 6 |
Higiene e Segurança no Trabalho | Gestão | 6 |
Marketing em Saúde | Gestão | 6 |
Modelação e Previsão | Matemática | 6 |
Sistemas de Controlo de Gestão | Gestão | 6 |
Metodologias de Investigação | Gestão/Ciências Sociais | 6 |
Outra (UC optativa a funcionar noutro 2.º ciclo/UC a funcionar noutro ramo de especialização do Mestrado em Gestão das Organizações) * | Gestão | 6 |
* De outro 2.º ciclo a funcionar nas IES da APNOR, da área científica de Gestão, ou de um dos ramos de especialização do mestrado.
1.º Ano / 1.º semestre
Unidades curriculares | Área científica | Tipo | Tempo de trabalho (horas) | Créditos | |
Total | Contacto | ||||
Tratamento e Análise de Dados | Matemática | S1 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
Complementos de Gestão | Gestão | S1 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
Instrumentos de Gestão | Gestão | S1 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
Economia e Finanças Empresariais | Economia/Gestão | S1 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
Comportamento Organizacional | Ciências Sociais e do Comportamento | S1 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
1.º Ano / 2.º semestre
Unidades curriculares | Área científica | Tipo | Tempo de trabalho (horas) | Créditos | |
Total | Contacto | ||||
Optativa | OPT | S2 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
Gestão Estratégica e Marketing | Gestão | S2 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
Gestão da Inovação e Empreendedorismo | Gestão | S2 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
Gestão da Qualidade | Gestão | S2 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
Complementos de Gestão de Recursos Humanos | Ciências Sociais e do Comportamento | S2 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
2.º Ano / 1.º semestre
Unidades curriculares | Área científica | Tipo | Tempo de trabalho (horas) | Créditos | |
Total | Contacto | ||||
Trabalho de Projeto/Estágio/Dissertação* | Gestão | S1 | 1080 | OT: 60 | 40 |
*Dissertação de natureza científica ou trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final
Área científica |
Sigla |
Créditos |
|
Obrigatórios |
Optativos |
||
GESTÃO |
GES |
55 |
|
CONTABILIDADE |
CON |
12 |
|
CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA |
CAP |
||
MATEMÁTICA |
MAT |
6 |
|
DIREITO |
DIR |
6 |
|
CIÊNCIAS SOCIAIS E DO COMPORTAMENTO |
CSC |
6 |
|
ECONOMIA |
ECO |
3 |
|
GESTÃO |
GES |
6 |
|
GESTÃO/CIÊNCIAS SOCIAIS |
GES/CS |
||
CONTABILIDADE |
CON |
||
MATEMÁTICA |
MAT |
||
DIREITO |
DIR |
|
|
Total |
94 |
6 |
Lista de Unidades Curriculares Optativas
Unidades Curriculares |
Área científica |
Créditos |
Aplicações Sectoriais de Contabilidade Pública |
Contabilidade |
6 |
Auditoria Financeira |
Contabilidade |
6 |
Complementos de Contabilidade de Gestão |
Contabilidade |
6 |
Complementos de Investigação Operacional |
Matemática |
6 |
Direito da Saúde e do Trabalho |
Direito |
6 |
Evidência e Decisão em Saúde |
Matemática |
6 |
Finanças Internacionais |
Gestão |
6 |
Gestão de Negócios Internacionais |
Gestão |
6 |
Gestão de Políticas Públicas na União Europeia |
Gestão |
6 |
Gestão de Risco |
Gestão |
6 |
Higiene e Segurança no Trabalho |
Gestão |
6 |
Marketing em Saúde |
Gestão |
6 |
Modelação e Previsão |
Matemática |
6 |
Sistemas de Controlo de Gestão |
Gestão |
6 |
Metodologias de Investigação |
Gestão/Ciências Sociais |
6 |
Outra (UC optativa a funcionar noutro 2.º ciclo/UC a
funcionar
noutro ramo de especialização |
Gestão |
6 |
1.º Ano
1.º Semestre Curricular
Unidades curriculares |
Área científica |
Tipo |
Tempo de trabalho (horas) |
Créditos |
|
Total |
Contacto |
||||
Tratamento e Análise de Dados |
Matemática |
S1 |
162 |
TP:42; S:3. |
6 |
Complementos de Gestão |
Gestão |
S1 |
162 |
TP:42; S:3. |
6 |
Instrumentos de Gestão |
Gestão |
S1 |
162 |
TP:42; S:3. |
6 |
Economia e Finanças Empresariais |
Economia/Gestão |
S1 |
162 |
TP:42; S:3. |
6 |
Comportamento Organizacional |
Ciências Sociais e do Comportamento |
S1 |
162 |
TP:42; S:3. |
6 |
2.º Semestre Curricular
Unidades curriculares |
Área científica |
Tipo |
Tempo de trabalho (horas) |
Créditos |
|
Total |
Contacto |
||||
Optativa* |
OPT |
S2 |
162 |
TP:42; S:3. |
6 |
Direito Administrativo |
Direito |
S2 |
162 |
TP:42; S:3. |
6 |
Economia Pública |
Economia |
S2 |
162 |
TP:42; S:3. |
6 |
Auditoria Pública |
Contabilidade |
S2 |
162 |
TP:42; S:3. |
6 |
Contabilidade e Finanças Públicas Avançadas |
Contabilidade |
S2 |
162 |
TP:42; S:3. |
6 |
*Ver Lista de Unidades Curriculares Optativas.
2.º Ano
3.º Semestre Curricular
Unidades curriculares |
Área científica |
Tipo |
Tempo de trabalho (horas) |
Créditos |
|
Total |
Contacto |
||||
Dissertação/Trabalho de Projecto/Estágio* |
Dissertação |
S1 |
1080 |
OT:60. |
40 |
Área científica | Sigla | Créditos | |
Obrigatórios | Optativos | ||
GESTÃO | GES | 67 | |
ECONOMIA | ECO | 9 | |
MATEMÁTICA | MAT | 6 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS E DO COMPORTAMENTO | CSC | 6 | |
CIÊNCIA POLÍTICA | CPO | 6 | |
GESTÃO | GES | 6 | |
GESTÃO/CIÊNCIAS SOCIAIS | GES/CS | ||
CONTABILIDADE | CON | ||
MATEMÁTICA | MAT | ||
DIREITO | DIR | ||
Total | 94 | 6 |
Lista de Unidades Curriculares Optativas.
Unidades curriculares | Área científica | Créditos |
Aplicações Sectoriais de Contabilidade Pública | Contabilidade | 6 |
Auditoria Financeira | Contabilidade | 6 |
Complementos de Contabilidade de Gestão | Contabilidade | 6 |
Complementos de Investigação Operacional | Matemática | 6 |
Direito da Saúde e do Trabalho | Direito | 6 |
Evidência e Decisão em Saúde | Matemática | 6 |
Finanças Internacionais | Gestão | 6 |
Gestão de Negócios Internacionais | Gestão | 6 |
Gestão de Políticas Públicas na União Europeia | Gestão | 6 |
Gestão de Risco | Gestão | 6 |
Higiene e Segurança no Trabalho | Gestão | 6 |
Marketing em Saúde | Gestão | 6 |
Modelação e Previsão | Matemática | 6 |
Sistemas de Controlo de Gestão | Gestão | 6 |
Metodologias de Investigação | Gestão/Ciências Sociais | 6 |
Outra (UC optativa a funcionar noutro 2.º ciclo/UC a funcionar noutro ramo de especialização do Mestrado em Gestão das Organizações) * | Gestão | 6 |
* De outro 2.º ciclo a funcionar nas IES da APNOR, da área científica de Gestão, ou de um dos ramos de especialização do mestrado.
1.º Ano / 1.º semestre
Unidades curriculares | Área científica | Tipo | Tempo de trabalho (horas) | Créditos | |
Total | Contacto | ||||
Tratamento e Análise de Dados | Matemática | S1 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
Complementos de Gestão | Gestão | S1 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
Instrumentos de Gestão | Gestão | S1 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
Economia e Finanças Empresariais | Economia/Gestão | S1 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
Comportamento Organizacional | Ciências Sociais e do Comportamento | S1 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
1.º Ano / 2.º semestre
Unidades curriculares | Área científica | Tipo | Tempo de trabalho (horas) | Créditos | |
Total | Contacto | ||||
Optativa | OPT | S2 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
Economia da Saúde | Economia | S2 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
Qualidade em Unidades de Saúde | Gestão | S2 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
Gestão e Logística das Unidades de Saúde | Gestão | S2 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
Política e Organização dos Sistemas de Saúde | Ciência Política | S2 | 162 | TP:42; S:3. | 6 |
2.º Ano / 1.º semestre
Unidades curriculares | Área científica | Tipo | Tempo de trabalho (horas) | Créditos | |
Total | Contacto | ||||
Trabalho de Projeto/Estágio/Dissertação* | Gestão | S1 | 1080 | OT: 60 | 40 |
*Dissertação de natureza científica ou trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final
Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
§ único: O reconhecimento a que se referem as alíneas b), c) e e) tem como efeito apenas o acesso a estes ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou reconhecimento desse grau.
Mapa de Vagas/Contingente
Curso de Mestrado |
Ramo de Especialização |
Vagas/Contingente |
|||
IPB |
IPCA |
IPP |
IPVC |
||
Gestão das Organizações |
Gestão de Empresas |
25 |
25 |
25 |
25 |
Gestão de Unidades de Saúde |
25 |
25 |
25 |
25 |
|
Gestão Pública |
25 |
25 |
0 |
25 |
No âmbito do Regime Jurídico dos Graus e Diplomas do Ensino Superior o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre no Ensino Politécnico “deve assegurar, predominantemente, a aquisição pelo estudante de uma especialização de natureza profissional” (art. 18.º, n.º 4 do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março).
O curso de Mestrado em Contabilidade e Finanças, assumindo a natureza de um curso de 2º ciclo de vertente profissional, insere-se nos ciclos de estudos adaptados ao Ensino Politécnico, constituindo uma proposta inovadora, conjunta e singular.
A dimensão nacional deste curso assenta no compromisso assumido por três escolas superiores de distintos Institutos Superiores Politécnicos: Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para formar, em colaboração conjunta, mestres em Contabilidade e Finanças. Esta cooperação interorganizacional permitirá aprofundar e reforçar colaborações já existentes nesta área científica, mas agora consubstanciadas em formação avançada e valorizando os recursos científicos e pedagógicos em favor da promoção da qualidade de ensino.
A Contabilidade e as Finanças assumem, actualmente, um papel crucial no apoio ao processo de tomada de decisão, num ambiente cada vez mais competitivo e incerto, sendo por isso definidos como sistemas de informação para a gestão, com utilidade interna e externa.
A crescente globalização da actividade económica, verificada nas últimas décadas, traduziu-se no alargamento do âmbito de actuação dos diferentes agentes económicos, Na sequência das novas características ambientais, a utilidade da informação contabilística e financeira, emanada quer no âmbito nacional e internacional, passou a adquirir particular importância por parte dos profissionais. As exigências internacionais, e em especial no seio da União Europeia, sobre a importância da comparabilidade e da fiabilidade da informação prestada pelos agentes económicos conduziram a um esforço de harmonização contabilística da informação financeira ao qual Portugal não ficou indiferente.
Os profissionais da Contabilidade e Finanças e áreas afins sentem a necessidade de acompanhar alterações verificadas nestas áreas devendo, para tal, apostar em formação de qualidade que os permita dotar de conhecimentos específicos que possam contribuir para uma correcta aplicação do normativo contabilístico nacional que é, cada vez mais, o reflexo do trabalho desenvolvido pelos organismos internacionais de contabilidade.
A preocupação pela qualidade e constante renovação dos conhecimentos tem impulsionado o Ensino Superior Politécnico a responder às novas necessidades de formação avançada com carácter específico e profissional, desempenhando por isso um papel decisivo na diversificação e consolidação da formação no âmbito da Contabilidade e Finanças.
O curso proposto proporciona uma formação com carácter especializado e profissionalizante, orientada para o mercado de trabalho, e simultaneamente sustentada por uma sólida base teórica e científica. Este curso assume também um carácter multidisciplinar ao oferecer um leque alargado de opções nas unidades curriculares a leccionar de forma a adequar a formação aos interesses e necessidades específicas dos participantes.
O Mestrado em Contabilidade e Finanças visa responder às necessidades de formação avançada de profissionais que procuram aprofundar e actualizar os seus conhecimentos técnicos e científicos na área de Contabilidade e Finanças.
São objectivos do curso:
O Mestrado em Contabilidade e Finanças visa responder às necessidades de formação avançada de profissionais que procuram aprofundar e actualizar os seus conhecimentos técnicos e científicos na área de Contabilidade e Finanças.
Nas organizações actuais, aos profissionais da área da Gestão é solicitado o desenvolvimento de informação útil para os processos de tomada de decisão e controlo. Estes profissionais vêem-se, assim, confrontados com a necessidade de planear e de executar soluções nas áreas contabilística, financeira e fiscal e de analisar e propor soluções para os problemas na sua área profissional. A sua actividade exige, pois, cada vez mais competências especializadas e diferenciáveis.
O curso de Mestrado em Contabilidade e Finanças tem a duração de 3 semestres (100 ECTS), e irá ser ministrado, em conjunto, por três Institutos Politécnicos (Bragança, Cávado e Ave e Viana do Castelo), membros da Associação dos Politécnicos do Norte de Portugal (APNOR), proporcionando aos participantes a aquisição de conhecimentos técnica e cientificamente avançados na área de especialização em Contabilidade e Finanças.
Durante os dois primeiros semestres decorrerá o período lectivo em que o participante deverá realizar um conjunto de unidade curriculares, de acordo com o plano de estudos aprovado. No terceiro semestre o candidato elaborará, sob orientação, uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projecto ou de estágio.
A coordenação do Mestrado em Contabilidade e Finanças está a cargo de uma comissão científica que envolve docentes por cada uma das escolas envolvidas (seis no total). A Comissão Científica tem a seguinte composição:
A Comissão Científica é presidida pela Professora Doutora Sónia Monteiro (IPCA).
QUADRO N.º 1: 1.º Semestre Curricular
Unidades curriculares |
Área científica |
Tipo |
Tempo de trabalho (horas) |
Créditos |
Obs. |
|
Total |
Contacto |
|||||
Metodologias da Investigação e de Elaboração de Trabalhos |
CSC |
S1 |
162 |
TP:48; OT:9; S:3. |
6 |
|
Complementos de Finanças Empresariais |
FIN |
S1 |
162 |
TP: 36; OT: 9; S: 3 |
6 |
|
Complementos de Contabilidade Financeira |
CONT |
S1 |
162 |
TP: 36; OT: 9; S: 3 |
6 |
|
Mercados e Instrumentos Financeiros |
FIN |
S1 |
162 |
TP: 36; OT: 9; S: 3 |
6 |
|
Optativa |
OPT |
S1 |
162 |
TP: 36; OT: 9; S: 3 |
6 |
|
O curso decorre nas instalações dos Politécnicos APNOR onde será ministrado, em salas equipadas com meios audiovisuais, ou em auditórios para seminários ou sessões especiais. Os materiais distribuídos nas aulas, de estudo ou de consulta, serão, sempre que possível, disponibilizados.
Os mestrandos têm acesso às bibliotecas e aos laboratórios de informática disponíveis nas diferentes Escolas Superiores dos IP.
As aulas decorrem, de preferência, em regime pós-laboral: quinta-feira, sexta-feira e sábado de manhã.
No âmbito do ensino politécnico, o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre deve assegurar, predominantemente, a aquisição pelo estudante de uma especialização de natureza profissional (art. 18.º, n.º 4 do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março).
A oferta deste ciclo de estudos resulta da constatação da escassez de oferta nesta área de formação, mas também por se tratar de uma área científica que actualmente se vem tornando vital para a competitividade das organizações em geral, no actual contexto económico.
Por definição, Logística é a gestão do fluxo de bens, informação e outros recursos, incluindo energia e pessoas, entre um ponto de origem e um ponto de consumo, e envolve a integração de informação, transporte, gestão de stocks, armazenamento, processamento de pedidos, movimentação de materiais e embalagem. Trata-se da área da gestão responsável pelo fornecimento dos recursos, equipamentos e informação necessários ao funcionamento de qualquer organização.
Através deste ciclo de estudos, pretende-se transmitir conhecimentos teóricos e práticos cientificamente avançados, que habilitem os licenciados a um desempenho exigente das funções associadas à logística.
NOVOA conclusão do Mestrado permite aos alunos a possibilidade de solicitarem à APLOG – Associação Portuguesa de Logística, o certificado de nível Master da Certificação Europeia de Logística da ECBL. Mais informações sobre esta certificação em: www.aplog.pt
Enquadrado na filosofia de ensino superior preconizada pela Declaração de Bolonha, e legislada pelo Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de Março, pretende-se propor um Mestrado em Logística surgindo como a vocação natural de instituições que ministram formação inicial profissionalizante neste domínio científico e que aposta na flexibilidade e na optimização dos recursos dos quatro Institutos Politécnicos da Região Norte1, membros da Associação dos Politécnicos do Norte de Portugal (APNOR), como forma de potenciar a eficiência e a racionalidade dos seus serviços, ultrapassando os limites de actuação tradicionais de cada Instituto.
É uma proposta inovadora, conjunta e singular, a um nível nacional, que assenta no facto de oito das Escolas de quatro Institutos Politécnicos2 assumirem um compromisso de colaborarem na formação de mestres em Gestão, aprofundando colaborações já existentes nesta área, mas agora consubstanciadas pela APNOR, e valorizando os recursos científicos e pedagógicos em favor da qualidade de ensino.
1Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e Instituto Politécnico do Porto (IPP).
2Escola Superior de Tecnologia e de Gestão, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Mirandela e Escola Superior de Saúde, do IPB; Escola Superior de Gestão, do IPCA; Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Enfermagem e Escola Superior de Ciências Empresariais, do IPVC; Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, ambas do IPP.
O Mestrado em Logística visa assegurar aos participantes uma formação sólida na área da gestão e organização industrial, bem como garantir-lhes a aquisição de competências na especialidade da logística. Oferece-se ainda uma especialização de natureza profissional, indo de encontro ao sugerido para este tipo de formação no ensino politécnico, de acordo com o perfil e necessidades (pessoais e/ou profissionais) dos potenciais alunos. Como objetivos salientam-se:
Objetivos de aprendizagem:
O Mestrado em Logística destina-se a participantes que pretendam aprofundar a sua formação de base ou adquirir competências genéricas em gestão e dotando-os de conhecimentos técnica e cientificamente avançados na área de especialização em logística, através de uma oferta qualificada que habilite os graduados a desempenhos profissionais de maior exigência, em diferentes empresas e instituições (públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos).
O Mestrado em Logística deve transmitir competências que permitam:
O Mestrado em Logística oferece um vasto leque de saídas profissionais, em circunstâncias similares às que são proporcionadas por instituições de referência de ensino universitário no espaço Europeu, de onde se salienta:
O Mestrado em Logística está organizado em três semestres lectivos, correspondentes a 100 créditos.
Número de alunos
Cada curso e área geográfica funcionará com um mínimo de 16 inscrições, e cada área de especialização com um mínimo de 10 inscrições
Duração
Três Semestres
Área Científica |
Sigla |
Créditos |
|
Obrigatórios |
Optativos |
||
GESTÃO |
GES |
79 |
|
MATEMÁTICA |
MAT |
12 |
|
ECONOMIA |
ECO |
3 |
|
CIÊNCIAS SOCIAIS E DO COMPORTAMENTO |
CSC |
6 |
|
Total |
100 |
1.º Ano
1.º Semestre Curricular
Unidades Curriculares |
Área Científica |
Tipo |
Tempo de trabalho (horas) |
Créditos |
|
Total |
Contacto |
||||
Tratamento e Análise de Dados |
Matemática |
S1 |
162 |
TP:48; OT:10; S:2. |
6 |
Gestão Logística e Organizacional |
Gestão |
S1 |
162 |
TP:48; OT:10; S:2. |
6 |
Instrumentos de Gestão |
Gestão |
S1 |
162 |
TP:48; OT:10; S:2. |
6 |
Economia e Finanças Empresariais |
Economia/Gestão |
S1 |
162 |
TP:48; OT:10; S:2. |
6 |
Comportamento Organizacional |
Ciências Sociais e do Comportamento |
S1 |
162 |
TP:48; OT:10; S:2. |
6 |
2.º Semestre Curricular
Unidades Curriculares |
Área Científica |
Tipo |
Tempo de trabalho (horas) |
Créditos |
|
Total |
Contacto |
||||
Gestão de Armazéns e Inventários |
Gestão |
S2 |
162 |
TP:48; OT:10; S:2. |
6 |
Gestão da Cadeia de Abastecimento |
Gestão |
S2 |
162 |
TP:48; OT:10; S:2. |
6 |
Simulação e Modelos de Decisão |
Matemática |
S2 |
162 |
TP:48; OT:10; S:2. |
6 |
Planeamento e Controlo da Produção |
Gestão |
S2 |
162 |
TP:48; OT:10; S:2. |
6 |
Gestão de Transportes e Manutenção |
Gestão |
S2 |
162 |
TP:48; OT:10; S:2. |
6 |
2.º Ano
3.º Semestre Curricular
Unidades Curriculares |
Área Científica |
Tipo |
Tempo de trabalho (horas) |
Créditos |
|
Total |
Contacto |
||||
Trabalho de Projecto/Estágio/ Dissertação* |
Gestão |
S1 |
1080 |
OT:60. |
40 |
Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
§ único: O reconhecimento a que se referem as alíneas b), c) e e) tem como efeito apenas o acesso a estes ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou reconhecimento desse grau.