Mapa do Site Envio de email
Instituto Politécnico de Bragança Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Instituto Politécnico do Porto Instituto Politécnico de Viana do Castelo
 
 

Breve resenha histórica

A Associação dos Institutos Superiores Politécnicos da Região Norte (APNOR) foi constituída em 15 de Maio de 1999, muito embora só se fez pública com a publicação da sua escritura em Diário da República, em 19 de Abril do ano 2000 (DR n.º 93, III.ª Série). Tomou como sede os Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), e teve como primeiro Presidente da Direcção o Prof. Lima de Carvalho, Presidente desse mesmo Instituto. Os Professores Dionísio Gonçalves, Lopes Nunes, Luís Soares e Elda Guimarães, presidentes, respectivamente, dos Institutos Superiores Politécnicos de Bragança (IPB), Cávado e do Ave (IPCA), e do Porto (IPP) e a Professora Elda, Presidente do Conselho Directivo do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA) foram vogais de direcção.

A Assembleia Geral foi presidida pelo Professor Dionísio Gonçalves e teve como Vice-Presidente o Professor Lopes Nunes. Presidiu ao Conselho Fiscal o Professor António Rodrigues de Oliveira, Presidente do Conselho Directivo do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e como vogais a Professora Maria José da Silva Fernandes, do IPCA, e o Professor João Serrana da Naia Fortes, do ISCA.
 
A visionária ideia-força da fundação da APNOR traduz o sentimento dos fundadores de que no trabalho concertado destas quatro instituições encontrar-se-ia um maior volume de massa crítica e um maior e diverso leque de competências. Os quatro Institutos construíram, então, a oportunidade de beneficiarem da sua dimensão a quatro e da economia de escala que ela proporciona, e, sobretudo, construíram a oportunidade de se reverem num projecto integrador, geograficamente diverso e multidimensional, virado para a formação, para a produção e difusão de conhecimentos, para a prestação de serviços especializados, para a ciência e para a cultura, em nome de melhores condições de vida para as suas pessoas e de um dum melhor desenvolvimento da sua região e do país.
      
Actualmente a APNOR integra, da mesma forma, os quatro Institutos Superiores Politécnicos, agora dirigidos pelos Professores Rosário Gambôa, no Instituto Politécnico do Porto, João Carvalho e Sobrinho Teixeira, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e Instituto Politécnico de Bragança, respectivamente, e Professor Rui Teixeira, que preside ao Instituo Politécnico de Viana do Castelo e à própria APNOR.

A APNOR, por vontade dos seus actuais dirigentes e prolongando o querer e os propósitos daqueles que a fundaram, vêm a assumir um papel de cada vez maior relevo na dinamização do subsistema de Ensino Superior Politécnico na região e no país, da qual a apresentação da presente oferta formativa conjunta é, apenas, uma das faces mais visíveis.

 

Última atualização: 21.05.2013

© 2008 | APNOR . Associação de Politécnicos do Norte